O conceito do Bank as a Service está inovando a forma como os serviços financeiros chegam aos fornecedores, parceiros e clientes finais
A digitalização dos bancos é um caminho sem volta. A pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária de 2021 indicou um aumento de 90% em contas abertas em canais digitais em relação a 2020. Nessa nova realidade, o Bank as a service – ou BaaS, como é mais conhecido – está se tornando mais do que o oferecimento de serviços financeiros, mas uma forma de relacionamento com todo o ecossistema de uma empresa e a possibilidade de aumentar receitas sem grandes investimentos.
Leia mais:
EMBEDDED FINANCE: COMO ELE EMPODERA UMA MARCA
BANCO DIGITAL: ENTENDA PORQUE O MODELO ESTÁ CRESCENDO
CONHEÇA OS MEIOS DE PAGAMENTO QUE SÃO TENDÊNCIA NO MUNDO
O que é Bank as a service?
O BaaS permite que qualquer empresa de qualquer ramo de negócio ofereça produtos financeiros a seus públicos. De forma simples, prática e intuitiva, um negócio pode aumentar o portfólio de serviços disponíveis para que o usuário aproveite uma plataforma que já conhece e confia em vez de procurar um banco para todos os processos. Ele se torna uma fintech, sem complicações e burocracias, mesmo que esse não seja seu core business.
Através de uma plataforma white label, o serviço é integrado ao sistema da empresa que o contrata. A partir de uma API (Interface de Programação de Aplicativos), negócios de segmentos não financeiros podem oferecer a seus clientes, parceiros e fornecedores serviços como transferência de valores, pix, boletos de cobrança, cartão bandeirado, operações back office, entre outros.
O varejo já percebeu esse nicho há muito tempo e oferece cartões de crédito próprios com vantagens nas tarifas e nas compras. Mas qualquer empresa pode se beneficiar do BaaS. Oferecer cash back para seus clientes, por exemplo, é uma possibilidade que se torna fácil de executar com esse modelo de negócio.
Como funciona o Bank as a Service?
Uma empresa identifica uma necessidade de seu público relacionada a transações financeiras e contrata uma instituição regulamentada que tem esses produtos no modelo plug and play. E ela não precisa implementar um novo modelo de negócio e desenvolver uma tecnologia para isso. Basta procurar uma empresa de Bank as a Service, como o S3 BANK, e escolher quais serviços melhor atendem seus clientes, parceiros e fornecedores.
Uma loja de eletrodomésticos, por exemplo, pode ajudar seus clientes a comprarem com mais facilidade e uma série de vantagens se tiver um cartão de crédito personalizado para oferecer.
Em resumo, o Bank as a service permite que uma empresa ofereça serviços que não são de sua expertise e não tem autorização ou recursos para disponibilizar.
Inovação no mercado financeiro
Não é mais preciso ser uma fintech para oferecer serviços financeiros digitais para todo o ecossistema de uma empresa. Com isso, mais players participam do mercado financeiro com segurança e eficiência, sem burocracias. Quem oferece aumenta seu portfólio, fideliza clientes e parceiros e aumenta sua receita. Os usuários têm uma melhor experiência por terem suas necessidades atendidas em um só lugar.
As vantagens do BaaS
As empresas e suas marcas podem se beneficiar muito com uma Plataforma de Bank as a Service:
Fidelização e atração de clientes
A forma contemporânea como as pessoas consomem produtos financeiros demanda que eles estejam perfeitamente integrados à vida dela. Cada vez mais, experiências de consumo e que envolvam serviços financeiros estarão mais próximas dos consumidores e associadas às marcas que eles já confiam e consomem. Dessa forma, quando as marcas passam a utilizar finanças incorporadas no seu ecossistema de negócio e passam a ofertá-las aos seus clientes, essa transição e conquista de novos consumidores se dá de forma natural e sem os custos de aquisição que novos clientes implicam.
Taylor made
A Plataforma BaaS permite que diferentes tipos de produtos e serviços sejam implementados sem os custos do desenvolvimento de APIs e evitando a adequação a regulatórios que poderiam levar muito tempo e demandar recursos significativos. Dependendo do segmento e das características da empresa e sua relação com o universo de clientes, os serviços financeiros embedados são implementados para se adaptarem à realidade e necessidade dos seus projetos.
Experiência do cliente
Quando uma marca amplia suas ofertas para seus clientes ela cria novos elos de relacionamento e fidelização, isso se transforma em novas receitas para a empresa, ao mesmo tempo que leva mais facilidades e conveniência para os clientes.