ePrivacy and GPDR Cookie Consent management by TermsFeed Privacy Policy and Consent Generator

O EMBEDDED FINANCE
ESTÁ MOLDANDO O FUTURO
DOS SERVIÇOS FINANCEIROS

O crescente papel das “finanças incorporadas” (Embedded Finance) no cenário global está redefinindo a forma como consumidores e empresas interagem com serviços financeiros.

Impulsionada pela demanda por soluções de e-commerce e pela busca por maior eficiência, essa tendência ganhou ainda mais força com a pandemia de Covid-19, forçando a economia a se adaptar a um mundo mais digital e acessível.

Leia mais:

BANCO CENTRAL MUDA REGRAS PARA A OPERAÇÃO DE FINTECHS NO BRASIL

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: SUA EMPRESA ESTÁ PREPARADA?

PORQUE NOVOS BANCOS E SERVIÇOS FINANCEIROS DIGITAIS DEVERIAM FOCAR EM NICHOS

O conceito de “Embedded Finance” envolve a incorporação de serviços financeiros por empresas tradicionalmente não financeiras através de parcerias com instituições bancárias e fintechs. Isso permite que essas empresas ofereçam soluções de pagamento mais eficientes, bem como outros produtos, de maneira personalizada aos seus clientes.

Grandes aplicativos como Uber, 99 e Shopify adotaram essa abordagem, demonstrando que “finanças incorporadas” já faz parte do nosso cotidiano há algum tempo. A transformação dos formatos de compra, em grande parte para experiências digitais, provocou uma mudança significativa nos hábitos e comportamento do consumidor.

Os clientes agora buscam meios mais eficientes, simples e inseridos no seu universo, para realizar compras. Dessa forma, as empresas precisam se adaptar a essas mudanças, investindo em melhorias de infraestrutura de TI e cumprindo os padrões regulatórios necessários.

 

Oportunidades e Desafios no Ecossistema das Finanças Incorporadas

Banking-as-a-Service (BaaS) é uma das abordagens que permite às marcas incorporarem ferramentas financeiras em seus sites ou aplicativos, tornando os serviços financeiros mais acessíveis e eficientes. A integração desses recursos em plataformas já existentes possibilita que as empresas ofereçam uma experiência bancária completa aos clientes, com facilidade e segurança.

O Embedded Finance está moldando o futuro dos serviços financeiros e essa transformação traz oportunidades e desafios para instituições financeiras tradicionais e fintechs. Enquanto os bancos podem estar lidando com perda de receita, as fintechs estão explorando as limitações tecnológicas das instituições tradicionais e aumentando sua participação no mercado. Além disso, mudanças na regulação, como a Resolução 269 do Bacen, promovem o amadurecimento do segmento e trazem mais segurança, credibilidade e rastreabilidade para as transações realizadas pelos novos meios.

O Open Banking e o BaaS têm permitido que os serviços financeiros se integrem a outras indústrias, criando ecossistemas onde processos financeiros são gerenciados internamente. Isso pode ser observado no crescimento de bancos digitais e fintechs, que buscam oferecer experiências bancárias altamente personalizadas e contextualizadas.

 

O Futuro Promissor das Finanças Incorporadas e o Papel das Empresas

Muitas empresas não financeiras já estão se beneficiando de soluções de Embedded Finance ao utilizar uma infraestrutura Banking-as-a-Service (BaaS) e ofertar serviços financeiros aos seus clientes. Essa integração ajuda a formar conexões valiosas com os clientes, além de proporcionar novas oportunidades de receita com custos marginais menores.

Para obter sucesso ao lançar ofertas de finanças integradas, as marcas não financeiras devem levar em consideração a confiança, relevância e o impacto nos negócios que a solução financeira proporcionará. Já os bancos, por sua vez, precisam focar na criação de produtos inovadores e de alta qualidade que atendam às necessidades dos clientes em um mercado em constante transformação.

Embora possa parecer contraditório, as finanças incorporadas não devem ser vistas como uma ameaça aos bancos e provedores de serviços financeiros, mas sim como uma oportunidade de expansão. Parcerias com marcas não financeiras podem ampliar o alcance dos bancos e, ainda, fornecer acesso a clientes que antes não poderiam ser acessados.

Se o Embedded Finance está moldando o futuro, então ele parece muito promissor pois a sua evolução é constante. A chave para o sucesso nessa área é compreender as mudanças no comportamento do consumidor e se adaptar a elas, oferecendo soluções financeiras integradas, personalizadas e contextualizadas que irão permitir o acesso a uma base de clientes mais ampla.

Ao adotar essa perspectiva, as instituições financeiras estarão melhor posicionadas para aproveitar as oportunidades que surgem com a crescente tendência das “finanças incorporadas” nos mais diversos tipos de negócios.

O S3 BANK, como provedor de soluções financeiras, possibilita que as empresas possam criar seus produtos financeiros customizados, como Pix, cartões bandeirados, contas digitais, transações P2P, débito autorizado customizável, empréstimos, operações de backoffice e mais um amplo leque de possibilidades.

Essas soluções, além de oferecerem uma experiência prática e acessível para os usuários, também permitem às empresas aumentar seu portfólio, fidelizar e conquistar clientes e impulsionar suas receitas. Saiba mais.

QUER SABER MAIS SOBRE O BAAS S3 BANK?

AGENDE UMA CONVERSA COM NOSSO TIME :)

EMBEDDED SERVICES S3 BANK

AMPLIE AS POSSIBILIDADES DE RECEITA E ESTABELEÇA NOVOS MEIOS DE RELACIONAMENTO E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES.

energia solar genyx

A IMPORTÂNCIA DO
BANK AS A SERVICE
PARA EMPRESAS DE NICHO

A importância do Bank as a Service para empresas de nicho fica evidente ao longo da última década, quando o sistema financeiro experimentou mudanças significativas….
banco-digital

COMO CRIAR UM BANCO DIGITAL NO BRASIL

Entenda tudo o que é preciso para abrir um banco digital no Brasil e quais são os caminhos mais fáceis…
contas transacionais

PIX:
BACEN MUDA REGRAS DAS CONTAS TRANSACIONAIS

O Banco Central do Brasil divulgou uma série de mudanças no Pix, o sistema de pagamentos instantâneos brasileiro, para dar mais segurança e rastreabilidade para as transações….