A tecnologia está revolucionando o setor bancário e os bancos digitais ganham cada vez mais clientes. Mas será que é realmente seguro fazer tudo pela internet?
Os bancos digitais trazem agilidade e comodidade para seus correntistas, que conseguem fazer transações financeiras de todos os tipos pelo smartphone ou computador. Dizer adeus às longas filas das agências é uma ótima ideia, por isso até o final de 2022 o Brasil deve chegar à marca de 480 milhões de contas digitais abertas, segundo levantamento da Idwall.
Leia mais:
BANCO DIGITAL: ENTENDA PORQUE O MODELO ESTÁ CRESCENDO
CONHEÇA OS MEIOS DE PAGAMENTO QUE SÃO TENDÊNCIA NO MUNDO
IMPULSIONE A SUA MARCA CONTRATANDO UMA PLATAFORMA WHITE LABEL
Mas bancos digitais são realmente seguros? Aainda existem muitas dúvidas sobre a segurança de ter suas economias guardadas em uma conta virtual, sem ir a uma agência ou ter contato com uma pessoa. Aqui, vamos tirar as principais dúvidas sobre a segurança dos bancos digitais.
Como funcionam as contas bancárias digitais?
As contas digitais funcionam de forma muito parecida com as contas tradicionais, mas tudo é feito pela internet. Consulta de extratos e de faturas de cartão de crédito, movimentações financeiras, acesso a crédito e pagamento de contas: tudo é realizado através da plataforma do banco digital.
Como tudo é feito digitalmente e é dispensada a necessidade de manter as agências bancárias, as taxas são mais baixas e os processos são menos burocráticos no banco digital.
Os serviços também costumam ser mais simples e intuitivos. O suporte ao cliente, por exemplo, acontece no próprio aplicativo, por telefone, e-mail ou WhatsApp.
Os bancos digitais são seguros?
A resposta mais simples é que sim, o banco digital é tão seguro quanto o banco tradicional, tanto quando se fala em transações financeiras quanto sobre a segurança de dados. Veja porquê:
Banco Central
Todas as instituições financeiras digitais são regulamentadas pelo Banco Central e devem seguir várias regras e exigências antes de ficarem disponíveis para o público.
Investimento em segurança
Os bancos digitais investem muito em tecnologia de segurança. Senhas, impressão digital, reconhecimento facial, tokens e criptografia de dados garantem um risco reduzido. No banco digital, parte da responsabilidade da segurança está nas mãos do usuário, por isso é importante que as instituições mantenham os clientes informados sobre as melhores práticas nos processos virtuais.
Proteção contra falências
As contas digitais têm a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Se um banco digital falir, o Banco Central bloqueia o dinheiro da instituição para garantir o pagamento de todos os clientes. O FGC dá o direito de recebimento de até R$ 250 mil de investimentos para cada CPF.
Banking as a service leva o banco digital para mais pessoas
O Banking as a Service (BaaS) permite que instituições não financeiras disponibilizem um banco digital personalizado para seus clientes, parceiros e fornecedores. Empresas de ramos de negócios diversos, como varejo, distribuidoras de energia e educacionais podem aumentar seu portfólio e sua receita com a ajuda de provedores de soluções financeiras como o S3 BANK.
Vários negócios podem ter produtos financeiros customizados, como cartões de crédito, contas digitais, empréstimos e operações de backoffice, criando uma melhor experiência para seus usuários. Com um investimento baixo, sem complicações e sem burocracia.