O banco central mundial está trabalhando na tecnologia de um Pix internacional, que vai permitir transferências instantâneas entre países.
A tecnologia transforma o sistema financeiro o tempo todo e não poderia ser diferente com as transações em tempo real. O Pix brasileiro faz parte de uma tendência mundial dos sistemas de pagamento instantâneos que já é realidade em mais de 50 países. Agora, o Bank Of International Settlements (BIS) está testando uma ferramenta que pretende permitir a realização de transferências entre diferentes nações em até um minuto. O chamado projeto Nexus quer conectar mais de 60 países.
Leia mais:
PIX: TUDO SOBRE A TRANSAÇÃO QUE REVOLUCIONOU O MERCADO FINANCEIRO
CONHEÇA OS MEIOS DE PAGAMENTO QUE SÃO TENDÊNCIA NO MUNDO
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: SUA EMPRESA ESTÁ PREPARADA?
Quando o Pix internacional vai ser uma realidade?
O projeto Nexus ainda está na fase chamada “prova de conceito”, onde vários sistemas são avaliados pelo BIS e pelos países participantes. Malásia, Cingapura e Itália estão participando desta fase. O Brasil por enquanto participa como observador no Pix Internacional.
Assim como o Pix brasileiro, a ferramenta internacional nasce com o objetivo de reduzir custos e trazer agilidade para as operações comerciais entre os países. Para o turismo é também um grande facilitador. Imagina poder estar em qualquer país sem precisar ficar convertendo as moedas para fazer compras? Além, é claro, de não pagar as taxas de cartão de crédito e de câmbio.
Tudo isso vai poder ser feito em um sistema confiável e conhecido, com regulação e fiscalização.
O Banco Central Brasileiro também já planeja lançar uma ferramenta de Pix para transações internacionais, talvez até mesmo junto com o projeto Nexus.
Como oferecer o Pix para seus clientes
Empresas de qualquer ramo de negócio podem oferecer serviços bancários, como o Pix, para todo o seu ecossistema – clientes, parceiros e fornecedores – com a ajuda de um desenvolvedor como o S3 BANK. Além do Pix, estão disponíveis cartões bandeirados, contas digitais, transações P2P, débito autorizado customizável, empréstimos, operações de backoffice e um amplo leque de possibilidades, criando uma experiência prática e acessível para seus usuários.
O Bank as a Service (BaaS) permite que qualquer negócio vire uma fintech ao integrar serviços como transações financeiras, cartão de crédito, empréstimos, entre outros. Conheça.