O onboarding digital de usuários nas plataformas de serviços financeiros é um dos momentos mais críticos para a segurança do processo digital. Saiba como garantir que os riscos sejam reduzidos
Fazer um onboarding de clientes seguro, com os riscos reduzidos de fraudes, é uma das maiores preocupações dos bancos digitais e fintechs. Com os bancos tradicionais cada vez mais digitalizados e o surgimento de tantas instituições que já nascem digitais, a tecnologia trabalha para garantir a segurança dos clientes e também das instituições. Entenda como funciona o onboarding digital e como ele pode ser mais seguro.
PIX: TUDO SOBRE A TRANSAÇÃO QUE REVOLUCIONOU O MERCADO FINANCEIRO
CONHEÇA OS MEIOS DE PAGAMENTO QUE SÃO TENDÊNCIA NO MUNDO
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: SUA EMPRESA ESTÁ PREPARADA?
O que é onboarding digital?
Onboarding significa “integração” e no mercado financeiro o termo é usado para definir o processo de entrada de novos clientes em produtos e serviços. O onboarding digital é a tecnologia sendo usada para essa integração inicial, que vai desde a captura de informações até a análise completa de dados e documentos. O objetivo é melhorar a experiência do usuário e a eficiência da operação.
O setor bancário sofreu uma revolução com o processo de onboarding digital, pois com um aplicativo ou site na internet é possível fazer a captura, a adesão, a formalização e a aprovação do cliente. Os bancos digitais fazem esses e todos os outros processos online, como liberação de crédito, solicitação de cartão e pagamento de contas.
O onboarding digital começa na captura dos dados do cliente. Em seguida, acontecem a checagem das informações e as análises dos documentos – tudo feito digitalmente por aplicativos e softwares. Confere-se, por exemplo, se o nome inserido no cadastro é o mesmo dos documentos enviados. No onboarging tradicional, todo esse processo seria feito manualmente.
O objetivo do onboarding é verificar se a pessoa pode abrir uma conta bancária ou ter acesso a crédito, por exemplo.
Quando se fala em operações complexas, nessa fase também entram a análise de risco e fraude, Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD) e o Know Your Customer (KYC).
O que é Know Your Customer?
A tradução para o termo é “conheça o seu cliente” e é o processo complexo que está inserido nas políticas de compliance de instituições para prevenir crimes como o financiamento ao terrorismo, fraudes de identidade e lavagem de dinheiro. O KYC é regulamentado pela Lei 9.613/98, que fala sobre a utilização do sistema financeiro para fins ilícitos, e também pelo Normativo SARB 011/2013 da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
As leis que regem os processos de KYC exigem uma série de fontes de dados necessárias para que as empresas validem os clientes, sejam pessoas físicas ou jurídicas. Todas as informações se conectam e não pode haver falhas em qualquer etapa ou o negócio pode entrar em risco.
A importância do onboarding seguro para os serviços financeiros
A tecnologia mudou a forma como as pessoas se relacionam em todas as esferas e com as relações bancárias isso não é diferente. Os bancos tradicionais cada vez menos dependem de contato físico com o cliente e os bancos digitais e fintechs estão em franca expansão. Já são 97% dos brasileiros com acesso à internet através de smartphones, por isso a revolução digital seguida pela segurança digital são temas tão fundamentais para qualquer instituição.
Com tantas pessoa com acesso à internet, é imprescindível garantir a segurança dos processos de onboarding dos clientes de produtos e serviços financeiros. O S3 BANK oferece a oportunidade de qualquer empresa e marca implementar e ofertar produtos e serviços financeiros para seus clientes e parceiros comerciais com a segurança de contar com um KYC robusto no onboarding das contas.
Tudo isso com baixo custo e agilidade. Conheça o S3 BANK e faça o seu negócio ter desempenho de um banco grande.